Maternidade

       
  A Maternidade do HAC está preparada para atender as gestantes com o conforto e a humanização que este momento tão importante na vida da futura mamãe necessita. São 18 leitos, divididos entre apartamentos e enfermarias, onde as mamães recebem todos os cuidados necessários, desde a internação até o pós-parto, com atendimento médico e de enfermagem especializado e competente, apoiado nos mais avançados recursos da medicina, tendo à disposição a UTI Neonatal com 8 leitos.
A equipe especializada é formada por enfermeiras, nutricionistas, fonoaudiólogas, obstetras, anestesistas e neonatologistas, profissionais altamente treinadas, garantindo a atenção necessária para a mamãe e também para o bebê. Os papais também podem participar desse momento tão importante, acompanhando de perto o nascimento do bebê. Todas essas etapas seguem rigorosos padrões de segurança e qualidade.
 
 

Logo após o nascimento do bebê, é realizada a primeira dose da vacina de Hepatite B, bem como os cuidados gerais com a saúde do bebê. Durante o curto período de internação, a mamãe recebe uma aula de banho, onde são dadas as primeiras orientações sobre como cuidar do bebê.

 

Saber se tudo vai bem com a audição do seu bebê é um cuidado que já deve ser tomado assim que a criança nasce. Por isso, a maternidade do HAC conta com o Programa de Triagem Auditiva Neonatal. As crianças, logo após o nascimento, passam pelo Teste da Orelhinha, que avalia a reação de células auditivas em respostas aos estímulos sonoros suaves. Simples, o teste demora de 5 a 10 minutos, é feito pelo fonoaudiólogo no berçário, durante o sono natural da criança, e pode detectar qualquer problema auditivo no bebê, para que possamos tratá-lo o mais rápido possível.

 

   

Outro cuidado que a equipe de neonatologistas do HAC têm com os pequenos é o Teste do Olhinho. Antes da alta hospitalar, os bebês passam por um teste rápido, simples e indolor, visando detectar algumas alterações oculares como: catarata congênita e alguns tumores oculares (retinoblastoma).

Já o Teste do Pezinho, obrigatório por lei, é realizado pela enfermeira da maternidade, no primeiro retorno do bebê, geralmente marcado no momento da alta hospitalar, agendando para o quinto dia após o nascimento. Neste retorno, realizado no Ambulatório do HAC, é realizada uma consulta de enfermagem, onde a mãe recebe orientações e tira suas dúvidas sobre banho e cuidados na higiene do bebê.
Tudo isso, feito com muito carinho, como merece esse momento tão especial.

  Confira aqui a sugestão de enxoval para a mamãe e o bebê no período de internação.

 

download 2011 films online