Uma boa alimentação ajudando o processo de cura

A apresentação dos alimentos é fundamental na arte de aguçar o paladar das pessoas. E em se tratando de pacientes, o visual dos pratos é ainda mais importante, já que uma boa alimentação é primordial durante o processo de cura.

Serviço de quarto

A melhor aceitação alimentar contribui diretamente na recuperação, pois o paciente bem nutrido responde melhor ao tratamento clínico.

Pensando nisso, o Serviço de Nutrição e Dietética do HAC trabalha com o conceito de Gastronomia Hospitalar, com objetivo de alinhar a prescrição dietética e as restrições alimentares de cada paciente a refeições mais atrativas e saborosas.

As bandejas das refeições servidas aos pacientes são decoradas, associando a Dietoterapia com a gastronomia, de forma a tornar a alimentação um momento mais agradável, além de desmistificar a comida hospitalar, vista sempre como algo ruim ou sem gosto.

Serviço de quarto

E para dar o sabor especial aos alimentos dos nossos pacientes, a equipe do SND prepara diariamente cardápios especiais, otimizando a apresentação das refeições com pratos decorados, saborosos e uma ampla variedade, na qual o paciente tem sempre opção de escolha. O sabor fica por conta do capricho da preparação, onde são usadas ervas, tais como: alho-poró, alecrim, manjericão, orégano, cheiro verde, salsão, tomilho, salvia, coentro, louro entre outros.

Há também o diferencial da Gastronomia internacional, quando pacientes estrangeiros internados têm a disposição preparações típicas da sua região, testadas e adaptadas pela equipe. 

E o cardápio é servido, literalmente, ao gosto do cliente. Pacientes recebem uma pesquisa de suas preferências alimentares no momento da internação, além da passagem diária do cardápio para escolha dos pratos do dia seguinte, e pedidos especiais.