O Serviço de Fonoaudiologia do HAC atua de forma ampla

A atuação do profissional de fonoaudiologia é bastante abrangente, podendo iniciar-se logo ao nascimento e estender-se até a terceira idade. Por isso, o Serviço de Fonoaudiologia do HAC atua nas diversas dificuldades na comunicação, sempre mediante solicitação médica prévia.

Atendimento Hospitalar

No âmbito hospitalar, a Fonoaudiologia é a área responsável pela avaliação, diagnóstico e reabilitação de distúrbios da comunicação (linguagem oral e escrita, voz, fala e audição) e da deglutição, prestando atendimento tanto em consultório quanto à beira do leito.
Assim, uma equipe formada por três fonoaudiólogas atua na unidade Dr. Aloísio Fernandes (Santos), atendendo a demanda dos pacientes internados, de todas as idades, principalmente aqueles com distúrbios da deglutição (disfagia).
Essa prática possibilita aos pacientes que utilizam sondas e cânulas de traqueostomia, retornarem sua alimentação por via oral, reestabelecendo funções vitais de sucção, mastigação, deglutição e fala, agilizando o processo de alta e evitando reinternações por infecções respiratórias. Há também o atendimento neonatal, no qual a fonoaudiologia faz a orientação sobre amamentação, além da realização do Teste da Orelhinha, que avalia possíveis alterações na audição do bebê.

Atendimento Ambulatorial

Já o atendimento ambulatorial acontece no Instituto de Geriatria, onde são tratadas patologias como problemas de fala, voz, tontura, audição e alterações na deglutição e mastigação e na reabilitação de pacientes neurológicos.
É comum também a atuação das fonoaudiólogas em casos de traumas na mandíbula, reabilitação de lesões neurológicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Alzheimer, Parkinson, entre outras.
A gama de atendimento da fonoaudiologia é extensa e engloba ainda inúmeras patologias. Portadores de necessidades especiais, pessoas em tratamentos ortodônticos, crianças com dificuldades de aprendizagem, idosos com dificuldade de engolir ou ouvir podem ser encaminhados ao fonoaudiólogo. Além disso, profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho (como cantores e professores), deficientes auditivos e até mesmo pacientes com sintomas como vertigem, perda de equilíbrio e falhas na memória, podem receber indicação de atendimento de Fonoaudiologia.

Fonoaudiologia

Videofluoroscopia da Deglutição ou Videodeglutograma

O Hospital Ana Costa é o único hospital da Baixada Santista a realizar a Videofluoroscopia da Deglutição ou Videodeglutograma. A videofluoroscopia da deglutição é um exame não invasivo de avaliação completa no que diz respeito à visibilidade de todas as estruturas e fases da deglutição. Consiste em uma imagem radiológica dinâmica desde a captação do bolo alimentar até a sua entrada no estômago, registrada em DVD.

Indicação

A indicação desse exame ultrapassa o objetivo diagnóstico e também contribui para o entendimento do grau das alterações encontradas e sua respectiva etiologia, o que fortalece o planejamento terapêutico, que passa a ser baseado em imagem funcional. A videofluoroscopia contribui para o diagnóstico das patologias que afetam o processo de deglutição, auxiliando na conduta terapêutica adequada a cada caso.

Profissionais

O exame é realizado pela equipe de Fonoaudiologia do Hospital Ana Costa com o auxílio de um técnico em radiologia.

O exame

Durante o exame são ofertados alimentos contrastados com solução de sulfato de bário em diferentes consistências, quantidades, viscosidades e temperaturas. A adaptação de postura, manobras de proteção e limpeza, podem ser avaliadas durante o exame sob orientação da fonoaudióloga. Antes do exame, será realizada avaliação clínica fonoaudiológica com a finalidade de fazer uma correlação com a provável alteração para se testar, com segurança, as estratégias selecionadas e verificar se as mesmas são eficazes para o planejamento terapêutico.

Laudo

As imagens do exame (DVD) e os laudos serão entregues em até 10 dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla que dependa de um conjunto de profissionais. A videofluoroscopia da deglutição é um excelente exame para a investigação da Disfagia (distúrbio da deglutição) que permite ampliar o conhecimento e favorece, diretamente, o paciente disfágico no seu tratamento.