Orientações e informações para um estadia tranquila

Para garantir o conforto dos nossos pacientes durante a internação, o HAC coloca-se inteiramente à disposição de seus clientes, familiares, acompanhantes e visitantes, para acolhê-los e apoiá-los, desde o momento da chegada até a alta hospitalar.

E para que a estadia seja a mais tranquila possível, algumas orientações e informações referentes aos procedimentos,
normas e aos serviços hospitalares são necessárias.

Em caso de dúvida, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos necessários.

Hotelaria - Hospital Ana Costa

Orientações sobre:

  • Internação

    A internação é efetuada sempre e somente sob responsabilidade dos médicos do Corpo Clínico do Hospital.
    Na chegada do paciente para a internação, serão solicitadas as seguintes documentações:

    – Carteira do convênio.
    – Documentos de identificação (RG e CPF).
    – Certidão de casamento para gestantes casadas.
    – Assinatura do Termo de Responsabilidade de Internação.

  • Assistência Médica e de Enfermagem

    O Hospital Ana Costa disponibiliza médicos plantonistas para atendimentos de urgência, além dos serviços da equipe de Enfermagem, 24 horas ao dia.

  • UTIs e Berçários

    UTI Infantil: não são permitidas visitas. É permitida a permanência de 01 acompanhante (pai, mãe ou responsável). O boletim médico é feito de forma individualizada, aos familiares do paciente, de segunda a sexta-feira, às 11h e aos sábados e domingos às 18h, diretamente com o médico plantonista da UTI.

    UTI Neonatal: a visitação aos pequenos pacientes internados na UTI Neonatal acontece somente aos domingos das 11 às 12 horas, das 17 às 18 horas e das 20 às 21 horas. São permitidas as visitas de 02 (duas) pessoas por horário, sem troca, cujos nomes devem ser informados com antecedência. Aos pais, a visita é liberada diariamente. O Boletim Médico é divulgado de segunda a sexta-feira, às 11h e aos sábados e domingos às 18h.

  • Serviço Social

    O Hospital Ana Costa conta com Serviço Social. A equipe de assistentes sociais está disponível de segunda a sexta-feira, em horário comercial, prontas para auxiliar pacientes e familiares na resolução de problemas e viabilização de questões, como contato com familiares distantes, estreitamento da comunicação com pacientes estrangeiros, entre outros.

    Local: andar térreo da Entrada Principal – Rua Pedro Américo, 60.

  • Serviço de Nutrição e Dietética

    O Serviço de Nutrição e Dietética do HAC prepara as refeições para os pacientes de acordo com a orientação e prescrição médica, realizando acompanhamento nutricional. São servidos aos pacientes internados, diariamente, as seguintes refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia.  A entrada de alimentos trazidos de casa depende de autorização prévia do médico responsável e nutricionista.

    Acompanhante: por razões de segurança e conforto, o café da manhã e demais refeições dos acompanhantes deverão ser realizados na lanchonete do Hospital, no 2º andar da unidade Dr. Aloísio Fernandes (Santos).

    Frigobar: às custas do cliente, a Lanchonete poderá fornecer os itens desejados, desde que previamente autorizados pela nutricionista, que orientará sobre eventuais restrições alimentares do paciente.

  • Lanchonete

    Localizada no 2º andar da unidade Dr. Aloísio Fernandes (Rua Pedro Américo, nº 60 – Campo Grande/Santos), a Lanchonete do HAC funciona diariamente das 5h às 2h30, com serviço de café da manhã, refeições, lanches, sucos, refrigerantes e outros.

  • Serviço de Higienização

    Um rigoroso processo de limpeza, chamado de limpeza terminal, é realizado preventivamente antes de cada nova internação. Além disso, a limpeza dos quartos acontece diariamente, durante toda a internação do paciente.

  • Visitas e Acompanhantes

    Buscando zelar pela segurança dos pacientes, no acesso e circulação nas dependências do Hospital é imprescindível que visitantes e acompanhantes utilizem a devida identificação, entregue aos mesmos no momento do seu cadastro de acesso, sempre em local visível.

    Não é permitida a entrada de visitantes menores de 12 anos, salvo à Maternidade. Neste caso a equipe de enfermagem do andar deve ser comunicada previamente.

    A troca de acompanhantes em apartamentos e enfermarias é permitida somente até as 22h.

    Centro Cirúrgico: é permitida a presença de apenas 1 (um) acompanhante na Sala de Espera. Exceto para pacientes menores de 18 anos ou maiores de 60 anos, que poderão permanecer com 2 (dois) acompanhantes. Lembrando que o quarto de internação permanecerá fechado até o retorno do paciente do Centro Cirúrgico.

    Enfermaria: os pacientes internados em enfermaria poderão receber visitantes em dois horários: das 14 às 15 horas e das 19h30 às 20h30. – São permitidos 02 visitantes por vez. Pacientes menores de 18 anos e maiores de 59 anos têm direito a 01 (um acompanhante).

    Apartamento: os pacientes internados em apartamento poderão receber visitas das 7h às 21 horas.  São permitidos 02 visitantes por vez. É permitida a presença de 01 (um) acompanhante.

    UTIs Geral e Cardiológica: as visitas aos pacientes internados nas UTIs Geral e Cardiológica acontecem em dois horários do dia, das 15h às 16h e das 21h às 21h30. São permitidos apenas 2 (dois) visitantes por horário, sem troca. O Boletim Médico  feito de forma individualizada, aos familiares do paciente, no horário de visitas, diretamente com o médico plantonista da UTI.

    UTI Infantil: não são permitidas visitas. É permitida a permanência de 01 acompanhante (pai, mãe ou responsável). O boletim médico é feito de forma individualizada, aos familiares do paciente, às 18h, diretamente com o médico plantonista da UTI.

    UTI Neonatal: a visitação aos pequenos pacientes internados na UTI Neonatal acontece somente aos domingos das 11 às 12 horas, das 17 às 18 horas e das 20 às 21 horas. São permitidas as visitas de 02 (duas) pessoas por horário, sem troca, cujos nomes devem ser informados com antecedência. Aos pais, a visita é liberada diariamente. O Boletim Médico é divulgado diariamente, sempre às 18h.

     

  • Uso do Telefone

    Todos os quartos possuem aparelhos de telefone, que realizam ligações tanto internas (ramais) quanto externas.

    Internas: para realizar as ligações internas, bata discar o ramal desejado (consultar lista de ramais).

    Externas: já para as ligações externas, é necessário discar zero e, em seguida, o número desejado. Para receber ligações externas diretamente no aposento, basta informar aos familiares o fone 3202-9XXX (XXX = número disponível no aparelho de telefone do apartamento).

    ATENÇÃO: Ligações externas realizadas pelo paciente, acompanhantes ou visitantes a partir do telefone localizado no apartamento serão cobradas por meio de tarifador automático (os convênios e operadoras de planos de saúde não cobrem essas despesas).

  • Conta hospitalar para clientes particulares

    No ato da internação, o paciente e/ou responsável será informado sobre a previsão do valor das diárias e demais despesas hospitalares. Os honorários do médico responsável e de seus auxiliares são de responsabilidade do paciente, não estando inclusos na conta hospitalar.

    A diária hospitalar é indivisível, independente da hora da internação, tendo como referência de vencimento as 12h de cada dia. A conta deverá ser quitada no setor de faturamento particular, localizado no térreo.

  • Comodidade

    Os quartos são preparados para proporcionar conforto e comodidade aos pacientes. Para tanto, alguns itens são importantes, entre eles:

    Painel de controle: localizado na cabeceira do leito, permite controlar as luzes do quarto e acionar a enfermagem.

    Ar condicionado: centralizado, com controle individual, na parede do hall de entrada.

    Televisão: com controle remoto.

    Campainha: utilize para solicitar atendimento da equipe de enfermagem.

  • Capela

    O Hospital conta com Capelão Católico, no piso térreo da unidade Dr. Aloísio Fernandes (Santos). As missas são celebradas às sextas-feiras, às 16 horas.

  • Berçário

    No Berçário, o alojamento conjunto viabiliza a permanência do bebê junto com a mãe, zelando pelo conforto, humanização e, especialmente, pela segurança nesse momento tão especial. Porém, para que a mãe possa descansar, a paciente pode optar pelo retorno do bebê ao Berçário, nos períodos de sua melhor conveniência.

  • Fax / E-mail

    Para enviar ou receber mensagens de FAX ou e-mail, entre em contato com a recepção.

  • Enxoval do bebê para uso no berçário

    Sugerimos que o enxoval do bebê contenha:

    – 4 macacões
    – 4 bodys
    – 2 mantas (lã ou linha)
    – 2 casaquinhos de lã ou linha, dependendo do clima
    – Fraldas descartáveis (pacote – tamanho P)
    – Fralda toalha
    – 4 fraldas de tecido
    – 4 pares de meia

    Orientações:
    As roupas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro e enxaguadas com bastante água corrente, passadas a ferro antes do uso.
    Evitar alfinetes, correntes e enfeites nas roupas do bebê.
    O tecido deve ser de preferência de algodão, malha antialérgica, e os macacões devem ter abertura na frente.
    Não usar: amaciantes, alvejantes ou goma nas roupas do bebê.
    Não colocar perfumes ou sachês nas roupinhas.

  • Preparo da mamãe para a maternidade

    Você, mamãe, não se esqueça de trazer:

    – Camisolas abertas na frente, de preferência próprias para lactentes
    – Penhoar não transparente
    – Sutiã para amamentação
    – Chinelos confortáveis
    – Calcinhas tipo sunquini
    – Objetos para uso pessoal
    – Absorventes higiênicos
    – Cintas
    – Certidão de casamento e comprovante de residência.

    Não são fornecidos pelo Hospital:
    Xampus, escovas de cabelos, escovas de dente, creme dental, touca plástica para banho.

    Pedimos a gentileza de não trazer joias, pois o Hospital não se responsabiliza pela perda.

    Informações relevantes:

  • • Valores: o Hospital não se responsabiliza por objetos de pacientes e/ou acompanhantes. Por isso, recomendamos manter no hospital somente objetos e pertences necessários ao período de internação.
  • • Intercorrências: para melhor atendê-lo, o HAC solicita que os pacientes informem no posto de enfermagem os possíveis defeitos ou mau funcionamento das instalações. Em caso de necessidade, a chefia do setor está à disposição.
  • • Pós-alta: no ato da liberação do paciente após a alta, o acompanhante deverá comparecer ao caixa para conclusão administrativa da alta hospitalar.
  • • Sala de Alta: após a liberação médica e administrativa, os pacientes que necessitem aguardar seus familiares poderão fazê-lo na Sala de Alta (térreo).
  • • Silêncio: lembre-se que você está em um hospital. Por isso, para o seu conforto e dos demais pacientes, evite provocar barulho ou falar alto dentro do apartamento/enfermaria ou nas áreas comuns, como corredores, elevadores, Lanchonete, recepção, salas de espera etc.

    Não serão permitidos:

  • • É expressamente proibido fumar nas dependências do Hospital. Lembramos que existe risco de explosão, caso o paciente esteja recebendo oxigênio.
  • • Não são permitidas entregas de encomendas na recepção.
  • • Visitas entre pacientes não podem ocorrer sem autorização médica e/ou de enfermagem.
  • • Não é permitido ligar aparelhos elétricos que não pertençam ao hospital.
  • • É proibida a permanência de pacientes em trajes de dormir fora de seus aposentos.
  • • Usar telefonia celular, Nextel, bips e rádios nas dependências do hospital.
  • • Utilizar o oxigênio sem o conhecimento da enfermagem.
  • • Lavar e estender roupas no aposento ou janela.

Reclamações e Sugestões

O Hospital Ana Costa disponibiliza um Questionário de Satisfação do Cliente onde o paciente, acompanhante ou visitante podem emitir suas opiniões sobre o atendimento e os serviços prestados. A opinião de nossos clientes é muito importante para que possamos aperfeiçoar nossos serviços. Os Questionários de Satisfação do Cliente preenchidos são avaliados pelas chefias dos serviços envolvidos e pela diretoria do hospital.

O Serviço Social e a Central de Atendimento ao Cliente também estão à disposição para atendimento pessoal. Ambos estão localizados no andar térreo da Unidade Dr. Aloísio Fernandes (Santos), Rua Pedro Américo, 60. O CAC atende, ainda, em horário comercial pelo e-mail cac@anacosta.com.br