1957 - Cellula Mater

Idealizado pelos médicos Dr. João de Azevedo Lage e Dr. Jorge Armando de Oliveira, o HAC surgiu, inicialmente, como serviço de pronto atendimento. Em 27 de julho de 1957 nasceu o Pronto Socorro Ana Costa, primeiro pronto-socorro particular da cidade de Santos e celulla mater do Complexo Hospitalar Ana Costa.

1957 - Pronto Socorro – Ana Costa

O nome dado ao Pronto-socorro Ana Costa, que posteriormente foi dado às demais unidades do HAC, foi escolhido em decorrência do endereço de sua sede inicial, localizada na Avenida Ana Costa nº 468, no bairro do Gonzaga, em Santos. Na imagem, uma das primeiras ambulâncias, sendo trazida da Capital paulista.

1957 - Dr. Lage

Em 1957, o médico João de Azevedo Lage viu morrer, em poucas horas, um irmão de 42 anos, vítima de infarto. A partir desta tragédia pessoal passou a empenhar-se para melhorar a qualidade de atendimento médico em Santos, construindo o primeiro pronto-socorro particular de Santos.

1957 - Dr. Jorge Armando

Dr. Jorge Armando de Oliveira atuava como médico e administrador do Hospital São Jorge, em São Paulo, e era amigo do Dr. Lage. Juntos, os dois deram o primeiro passo para o que viria a ser o Maior Complexo Hospitalar da Baixada Santista.

1963 - Hospital Ana Costa de Santos

Em 1963 foi dado início ao processo de construção do Hospital Ana Costa, em Santos, a primeira unidade hospitalar do grupo. Na foto, Dr. Gildo da Rocha Brito, Dr. Wilson Silva, Dr. Jayme Rozenbojm, Dr. Aloisio Fernandes e Dr. Renauld Theóphilo Bellegard.

1966 - Unidade Hospitalar Santos

Com objetivo de complementar os serviços prestados pelo pronto-socorro, em 12 de novembro de 1966 abriram-se as portas do Hospital Ana Costa de Santos, principal unidade do complexo hospitalar.

1966 - Inauguração do Hospital Ana Costa de Santos

Alguns dos sócios fundadores do Hospital Ana Costa: Dr. Gildo da Rocha Brito; Dr. Aloísio Fernandes; Dr. Jayme Rozenbojm; Dr. Walderez Malavazi Rodrigues, Dr. Hélio Corbett Moreira e Dr. Luiz Geraldo de Carvalho.

1970 - Plano de Saúde

No início da década de 70, o HAC criou um plano de saúde para atender inicialmente grupos empresariais, recebendo o nome de Plano de Saúde Ana Costa. Posteriormente, passou a oferecer também planos familiares e individuais. Em 1999, o Plano de Saúde Ana Costa assumiu personalidade jurídica própria, passando a chamar-se Ana Costa Saúde, plano que hoje atende aproximadamente 100 mil usuários e sua sede fica no local onde funcionou o primeiro Pronto Socorro Ana Costa.

1970 - Ampliação do Pronto Socorro Ana Costa

Em 1970, o Pronto Socorro Ana Costa foi ampliado para atender à crescente demanda da época, passando a ocupar, também, o número 470 da Av. Ana Costa. Na imagem: Dr. Aloísio Fernandes (segundo da esquerda para a direita), Dr. Jorge Armando de Camargo Oliveira, Holando Fernandez, durante a cerimônia de inauguração.

1971 - Fim de Semana Científico

O Hospital Ana Costa, desde a sua fundação, investe no aprimoramento e na capacitação de seus profissionais. Na imagem, o Dr. Edmundo Vasconcelos (em pé) fala aos participantes de um Fim de Semana Científico, no Auditório do HAC.

1971 - Fim de Semana Científico

O Fim de Semana Científico reunia médicos e profissionais do HAC e de outros serviços para discutir temas de relevância para a medicina, com o objetivo de aprimorar e melhorar a assistência médica e foi promovido por mais de 30 anos, até meados de 2001.

1971 - Primeira Jornada Médica

Tradicionalmente, desde 1971, a cada cinco anos, o HAC organiza uma Jornada Médica, evento que marca os quinquênios da inauguração da primeira unidade hospitalar do grupo.

1976 - Unidade Guarujá

O Complexo Hospitalar Ana Costa começa a tomar forma, com a expansão dos serviços para outras cidades da Baixada Santista. Em 1976, a cidade de Guarujá passou a contar com a primeira unidade do HAC fora de Santos. Na imagem, o prefeito do município do Guarujá, na época, Sr. Raphael Vittielo (à direita).

1976 - Unidade Guarujá

A Unidade de Guarujá funcionou até 2011, no número 3.650 da Av. Santos Dumont.

1977 - Unidade Cubatão

No ano seguinte ao início da expansão do Complexo Hospitalar Ana Costa na Baixada Santista, foi a vez da cidade de Cubatão receber uma unidade hospitalar do Grupo. Em março de 1977 foi inaugurada a Unidade do Hospital Ana Costa naquela cidade.

1977 - Unidade São Vicente

Em junho de 1977 a cidade de São Vicente recebeu a sua primeira unidade do Hospital Ana Costa, com serviços de ambulatório, pronto-socorro e internação. Em 2006, a unidade foi reestruturada e reinaugurada, passando a contar, também, com serviço de fisioterapia.

1977 - Centro de Diagnóstico

O ano de 1977 foi de grande importância para o Hospital Ana Costa. Neste ano, além das unidades de Guarujá e São Vicente, foram abertas as portas do Centro de Diagnóstico, oferecendo consultas e exames em um prédio ao lado do unidade hospitalar de Santos.

1994 - Unidade Praia Grande

Ampliando ainda mais o seu atendimento por toda a região, o HAC inaugurou, em março de 1994, sua primeira unidade na cidade de Praia Grande que funcionou, durante 12 anos no nº 28.808 da Av. Presidente Kennedy. Em 2006, um novo prédio foi construído no nº 3836 da mesma avenida e em 2008 foi inaugurado um centro ambulatorial no Centro Comercial Beatrix, oferecendo mais conforto e comodidade para os clientes do HAC.

1995 - Complexo de Integração

Em 95, o Hospital Ana Costa finalizou o processo de integração entre as Alas de Internação e o Centro de Diagnóstico, com a construção de um prédio anexo à Ala C, tornando o atendimento aos pacientes mais rápido e confortável.

1996 - Trinta anos de Hospital Ana Costa

Em 96, a primeira unidade hospitalar do HAC comemorava sua terceira década. Na foto, os então membros do Conselho de Administração, Dr. Aloísio Fernandes, Dr. Eduardo Martin Martinelli e Dr. Jayme Rozenbojm e o diretor geral da época Dr. Eduardo de Oliveira (de terno claro) durante jantar comemorativo.

1996 - VI Jornada Médica do Hospital Ana Costa

Em comemoração aos 30 anos de fundação da sua primeira Unidade Hospitalar, o HAC organizou a sexta edição da sua Jornada Médica. Na foto, Dr. Steven D. Schwaitzberg ladeado dos Drs. Walderez Malvazi Rodrigues (à esquerda), Dr. Jayme Rozenbojm (à direita) e Dr. Airton Zogaib Rodrigues (primeiro à esquerda).

1997 - Quarenta anos do Pronto Socorro Ana Costa

Em 97, o P.S. Ana Costa, que deu origem ao HAC, comemorava 40 anos de idade. Na foto, alguns dos sócios fundadores do HAC e então membros do Conselho de Administração, Dr. Aloisio Fernandes, Dr. Jorge Armando de Oliveira, Dr. Jayme Rozenbojm, Dr. Gildo da Rocha Brito e Dr. Walderez Malavazi Rodrigues.

2000 - Unidade de Fisioterapia

Em setembro do ano 2000 o Hospital Ana Costa investiu na Fisioterapia, inaugurando uma unidade própria para o serviço, na Rua Dom Gaspar Afonseca. Um espaço amplo e equipado com a melhor tecnologia disponível na época. Atualmente, o serviço de Fisioterapia funciona na Unidade Eduardo Martinelli (Franscisco Glicério) e nas unidades de São Vicente (Presidente Wilson), Cubatão e Praia Grande (Beatrix). Na Rua Dom Gaspar Afonseca funciona hoje o Instituto de Geriatria.

2003 - Novo Pronto Socorro

Antes instalado na Avenida Ana Costa, o pronto socorro do HAC passou, a partir de 2003, a atender em novo endereço, ao lado do complexo hospitalar Santos, proporcionando mais agilidade aos serviços e conforto aos pacientes.

2003 - Top of Mind

Em 2003, o HAC recebeu o prêmio Top of Mind do Jornal A Tribuna, como o hospital mais lembrado da região. Após essa primeira conquista, seguiram-se outras oito premiações, sendo a última em 2015.

2006 - Quarenta anos do Hospital Ana Costa

Em 2006, a unidade hospitalar de Santos chegava aos 40 anos, como o principal hospital do complexo hospitalar.
Na foto, os conselheiros Dr. Gildo da Rocha Brito, Dr. Eduardo de Oliveira, Dr. Jayme Rozenbojm, Dr. Darcy Silvano e Dr. Walderez Malavazi Rodrigues.

2006 - Unidade Porto

Para melhor atender a população da cidade de Santos, em 2006 o HAC abriu a unidade Porto, localizada estrategicamente nas proximidades do porto de Santos. A unidade Porto esteve aberta entre os anos de 2006 e 2011.

2009 - Unidade Dr. Darcy Silvano

Com o conceito de ambulatório de especialidades, em 2009 o HAC inaugurou a unidade Dr. Darcy Silvano, a primeira de suas unidades exclusivamente dedicadas ao atendimento ambulatorial de especialidades, tirando do ambiente hospitalar os pacientes em consulta.

2009 - Unidade Dr. Darcy Silvano

A nova unidade ambulatorial recebeu o nome de um de seus fundadores, Dr. Darcy Silvano. Na imagem, sua viúva, Sra. Maria Aparecida Silvano descerra a placa de inauguração, ao lado da Sra. Yvone Rodrigues, esposa do também fundador do HAC, Dr. Walderez Malavasi Rodrigues.

2010 - Unidade Presidente Wilson

Seguindo o padrão de conforto e modernidade da unidade Dr. Darcy Silvano, em 2010 o HAC inaugurou mais um ambulatório de especialidades, agora na cidade de São Vicente, contando, além de atendimento em consultas, com coleta laboratorial e amplo atendimento em fisioterapia.

2010 - Unidade Dr. Eduardo Martinelli

Ainda em 2010, o HAC inaugurou mais uma unidade. Desta vez, na Avenida Francisco Glicério, em Santos, bem próximo a unidade hospitalar.

2010 - Unidade Dr. Eduardo Martinelli

A Unidade, que abriga o Laboratório Ana Costa e o Serviço de Fisioterapia, além do atendimento em consultas e exames da oftalmologia, recebeu o nome de um dos fundadores do Hospital Ana Costa. Na Imagem, Dra. Cecília Martinelli, viúva do Dr. Eduardo, recebe homenagem.

2010 - Instituto de Oncologia

A diretoria do Hospital Ana Costa decidiu, em 2010, investir no conceito de serviços especializados, dando início à criação dos Institutos. O primeiro deles foi o Instituto de Oncologia, inaugurado em 2010 e que abriu caminho para a posterior inauguração dos Institutos de Face e Pescoço (2013) e Cardiologia (2014).

2011 - Unidade Enseada

A 10ª unidade do HAC abriu as portas no ano de 2011, no bairro da Enseada, em Guarujá, com foco em atender a população e os milhares de turistas que visitam a Pérola do Atlântico. Na foto, a prefeita de Guarujá na ocasião, Sra. Maria Antonieta de Brito (à direita) observa o descerramento da placa de inauguração.

2013 - Unidade Bertioga

Em julho de 2013, o HAC chegou a mais uma cidade da Baixada Santista. Assim, Bertioga também passou a contar com uma unidade ambulatorial do HAC. Na foto, o prefeito de Bertioga, Sr. José Mauro Orlandini, e o Diretor Técnico Dr. José Luiz Boechat Paione descerram a placa de inauguração.

2014 - Centro de Pesquisa

Em dezembro de 2014, o Hospital Ana Costa abre as portas do seu Centro de Pesquisa, o primeiro com condições de excelência na região habilitado para todo o tipo de pesquisa na Baixada Santista.

2014 - Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa do HAC recebeu o nome de um dos sócios fundadores do Hospital, Dr. Jayme Rozenbojm.

2014 - Unidade Dr. Aloísio Fernandes

Em 2014, a primeira unidade hospitalar do Hospital Ana Costa, em Santos, recebeu o nome de um de seus fundadores, Dr. Aloísio Donalisio Fernandes, que exerceu a função de superintendente do HAC durante 18 anos. Na imagem, a viúva do Dr. Aloísio, Dra. Maria Magdalena Donalisio Fernandes recebe homenagem em nome do marido.

2014 - Novas UTIs Neonatal e Infantil

No final do ano de 2014, o Hospital Ana Costa inaugurou as novas UTIs Neonatal e Infantil, ampliando o número de leitos e passando a oferecer mais conforto, comodidade aos pequenos pacientes e seus acompanhantes. Na imagem, o Dr. Werther B. de Carvalho (2º da direita para a esquerda) descerra a fita, acompanhado da diretoria do Hospital Ana Costa.

1957
1957
1957
1957
1963
1966
1966
1970
1970
1971
1971
1971
1976
1976
1977
1977
1977
1994
1995
1996
1996
1997
2000
2003
2003
2006
2006
2009
2009
2010
2010
2010
2010
2011
2013
2014
2014
2014
2014