Para que servem as fibras?

Conheça os benefícios das fibras

Para uma alimentação saudável e balanceada, o consumo diário de fibras é fundamental. Nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do HAC, Juliene Montez, responde algumas dúvidas sobre as fibras e a importância das mesmas para a saúde e no combate a doenças. Confira:

Qual a importância e os benefícios das fibras alimentares?
Elas são muito importantes para o bom funcionamento do organismo e para nossa boa saúde. Atuam no funcionamento intestinal, auxiliam na melhora dos níveis de colesterol, no aumento da saciedade, realizam melhor controle da glicemia e previnem doenças cardiovasculares.

E qual a diferença das fibras solúveis e insolúveis?
A fibra solúvel liga-se a água, forma um gel e permanece mais tempo no estômago, promovendo saciedade. Já a fibra insolúvel aumenta o volume das fezes, deixando mais macia, ajudando, assim, na melhora do funcionamento intestinal.

Como elas agem no organismo, em especial no intestino?
As fibras auxiliam e retardam o esvaziamento gástrico, promovendo digestão e aumento da saciedade. Promovem aumento e peso das fezes promovendo melhor velocidade no transito intestinal. Sendo assim, melhoram o funcionamento intestinal e auxiliam no processo de emagrecimento.

Onde podemos encontrar maior concentração de fibras?
Nas frutas, com bagaço e cascas, legumes e verduras, alimentos integrais e leguminosas.

Como devemos consumi-las?
Devemos consumi-las diariamente, fracionando nas principais refeições e nos lanches intermediários. Importante lembrar que os benefícios das fibras dependem da ingestão diária de água. Sem ela o intestino para de funcionar e as toxinas não são eliminadas.

– Quais problemas a deficiência de fibras na alimentação pode causar?
A falta de fibras pode ocasionar constipação intestinal e aumento do colesterol.

 

Dicas para aumentar o consumo de fibras
Aumentar o consumo de saladas cruas e cozidas.
– Acrescentar legumes e verduras em sopas.
– Incluir leguminosas diariamente na alimentação.
– Substituir arroz, macarrão e pão branco por integrais.
– Consumir mais frutas, principalmente com cascas.
– Aumentar o consumo de verduras e legumes ao longo do dia.
– É indispensável o consumo de água.

 

Fonte:
Juliene Pedro Montez
Nutricionista
CRN 15203

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