Fibromialgia

A dor que não cessa

Quem de nós não conhece uma pessoa que se queixa de dores por todo o corpo, tenha dificuldades para dormir e, mesmo tendo horas suficientes de repouso, acorda cansada, parecendo que não descansou? Pois bem, muito provavelmente, estaremos diante de um caso de fibromialgia.

Doença reumática, a fibromialgia é caracterizada por vários pontos dolorosos espalhados pelo corpo, podendo manifestar-se em queixas diversas, como insônia, formigamentos, tonturas, dores de cabeça e depressão. Pode acometer pessoas de ambos os sexos, em qualquer idade, tendo preferência pelas mulheres.

Geralmente, uma pessoa portadora de fibromialgia encontra-se muito depressiva, já que não consegue realizar suas atividades diárias como fazia antigamente.

O processo pelo qual a fibromialgia instala-se resulta da combinação de uma percepção maior à dor e de uma menor inibição da dor, ou seja, a pessoa portadora de fibromialgia tem dores muito mais intensas que as demais.

fibromialgia-conheca-os-sintomas-da-fibromialgia-676x288

Muitas vezes, o paciente com fibromialgia é mal compreendido, já que a doença, apesar de provocar dores insuportáveis, não causa deformidades articulares e não mostra alteração em exames laboratoriais ou radiológicos.

O diagnóstico de certeza é alcançado com um exame físico reumatológico específico, que encontra os pontos dolorosos (tender points), associado às queixas clínicas compatíveis, excluindo-se outras causas de dores.

Hoje em dia, o tratamento da fibromialgia está bem definido, com medicações especificas, condicionamento muscular e apoio psicoterápico.

Portanto, se você sente dores por todo o corpo, tem um sono não repousante, procure um reumatologista e tenha uma melhor qualidade de vida.

 

Fonte:
Eduardo Yabuta Silveira
CRM 87545
Médico Reumatologista do HAC

Voltar

Saiba mais: